Ana Eugênia Loyolla Hollanders. Tecnologia do Blogger.

... Faça sua busca por aqui

Custom Search

Anúncios

Estágios... sempre surpresas ...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

  Ana Eugênia Loyolla Hollanders Moura
 
Certo dia, absurdamente tranquilo, estavamos sentados na recepção do Pronto Socorro conversando e aproveitando para observar as pessoas que se encontravam aguardando chamado para consulta médica. Sempre, nestes momentos, tentamos imaginar o motivo de cada pessoa ali, pois alguns estão batendo altos papos, outros namorando, outros cantarolando ou só observando-nos com cara de desaprovação, poucos com face de dor ou de mal estar.
Nesta tarde, estavamos com equipe completa e acrescentada com estagiárias de enfermagem e instrutora, que no momento, por não haver qualquer paciente grave, estavam na sala de medicação, atendendo a demandas das consultas de rotina .
Quando ocorrem estágios de enfermagem, a supervisão destes é sempre feita por profissional enfermeiro(a) designado pela instituição de ensino a que pertencem, mas cabe a enfermeira do setor (instituição cedente) a responsabilidade pelos atos da equipe de enfermagem e estagiarios e, quando acontecem problemas ou na suspeita destes, somos acionadas pelos demais profissionais para saná-los.
Assim sendo, fui solicitada por um de meus funcionários com a seguinte frase:
- "Vai lá ver o que está acontecendo, você nem vai acreditar..."
Mais por curiosidade que por urgência do pedido, fui à sala da medicação.
Chegando lá, encontro a instrutora dos alunos, com uma agulha calibrosa em um frasco de medicação, muito brava, reclamando para seus alunos que não conseguia aspirar o conteudo deste.
Fiquei a observar alguns instantes, sem acreditar no que via e junto comigo, várias funcionárias do setor. Olhavamos umas para as outras sem saber se riamos, se choravamos....

 A instrutora tentava, compulsivamente, aspirar o pó contido no frasco, e optei por aproximar-me desta e  perguntei, baixo e calmamente:
- Voce não gostaria de uma ampola de água para diluir este medicamento, ficará mais facil para aspirar.
Ela responde mais tranquila ainda: 
- Não está prescrito diluição...
Pergunto novamente:
- Como você pretende aplicar este pó, caso aspire algo ?
Novamente recebo como resposta o prescrito:
- No musculo, pois é intramuscular (IM).
Não resisto a tentação e solto :
- Graças a Deus você não consegue aspirar, pois medicação em pó (liofilizada), sem diluição, não se aplica em paciente via IM ou  EV (endovenosa) , ensine aos seus alunos que é sempre feita reconstituição deste.
-Ela argumenta: 
- Mesmo não estando prescrito ???
 Desisto da orientação "discreta", chamo a equipe, estagiários e a instrutora para uma revisão de preparo de medicamentos.
Neste momento, realmente questionamos a qualidade de ensino e a falta de preparo de alguns profissionais que se acham capazes de orientar a outros durante sua formação.

Postar um comentário

PALAVRAS FINAIS

Que bons ventos te tragam sempre...
e que bons ventos te levem...

mais leve, feliz,

tranquilo e

em paz!

Grande abraço!

Ana Eugênia


FreeWebSubmission.com

  © Blogger template Brownium by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP