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Espaço do aluno

O ID, o Ego e o Superego

O Cérebro humano, essa máquina fantástica com o Id, Ego e Super Ego 

Blog de olinguarudo :O Linguarudo - Por onde nada passará despercebido, O Cérebro humano, essa máquina fantástica com o Id, Ego e Super Ego
 
 
O Cérebro humano essa "máquina” fantástica das mais fascinantes, completas, equipada, aparelhada e sofisticada, que já tivemos notícia.
Lidamos com ela e suas reações, conscientemente ou não, diariamente, o fato é que o ser humano procura entendê-la e atendê-la quando em suas condições e faculdades mentais normais há milênios, e essa máquina, indecifrável, misteriosa, já foi e é motivo de estudos dos mais notáveis, renomados cientistas estudiosos do assunto. O nosso contemporâneo mais famoso dentre eles foi Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, dedicou sua vida a estudar essa fantástica e maravilhosa máquina, o cérebro humano.
Dizem os cientistas, estudiosos do assunto, que ainda existem milhões de meandros  facetas desconhecidos e ignorados completamente pelo homem a respeito do cérebro humano. Ele é uma máquina tão complexa, composta de tantos mecanismos, de aviso, alerta, alarme e advertência, para nós ignorantes e insensíveis seres humanos, que o mais moderno e avançado computador, perde para ela de milhão a zero.
Se nós, seres humanos, tivéssemos a capacidade e inteligência de nos dedicarmos a prestar mais atenção em cada sinal, ação e reação que ela nos envia através dos diversos órgão e membros do corpo humano, seriamos capazes de prever o mau funcionamento e o inicio da debilidade de diversos órgãos e prevenir inúmeras doenças, até um infarto do miocárdio que da sinal meses antes de efetivamente acontecer.
Dizem ainda os estudiosos que os homens mais inteligentes, os considerados gênios, conseguem dominar cinco por cento do potencial de seus cérebros, esses são gênios, como Albert Aisten, Freud, e outros. Imaginem nós reles mortais, com um QI infinitamente abaixo do dessas feras.
Mas dentre todos os seus mecanismos de defesa, avisos, alertas, o cérebro humano possui três da maior importância, que são o ID, o EGO e o SUPEREGO, motivo de estudo da psicologia e para-psicologia a milênios. 
Segundo artigo publicado no site Pactive, sobre o assunto, eles definem ID, EGO e SUEREGO da seguinte forma.  
 ID >Conceito: “O Id é a parte original, a partir da qual, posteriormente desenvolvem-se as outras duas. Está voltado a satisfazer nossas necessidades básicas desde o começo da vida. A atividade do Id consiste em impulsos que buscam o prazer. Ele deseja a gratificação imediata e não tolera a frustração. O Id é aquele nosso lado instintivo, que não mede as conseqüências dos atos para se satisfazer”, é o garotão irresponsável, mimado e filinho de papai.
 
EGO > Conceito: “Para esta adaptação, diferencia-se do Id uma nova parte do aparelho psíquico, o Ego, que tem como principal função agir como intermediário entre o Id e o mundo externo. É o Ego que aprende a controlar os impulsos, decidindo se estes devem ser satisfeitos imediatamente, mais tarde ou nunca”. 
À proporção que continua se desenvolvendo, a criança descobre que existem normas e regras estabelecidas pelo meio que se repetem com muita freqüência. Essas normas acabam se incorporando à estrutura psíquica, constituindo o Superego. É o que usualmente chamamos de “dor na consciência”.
SUPEREGO > Conceito: “O Superego representa a resposta imediata, o “certo” ou o “errado”, diante de várias situações que exigem uma tomada de posição e reprimimos, acaba se transformando no impulso de censurar a tudo e a todos, principalmente a nós mesmos.
O Superego é a parte de nossa estrutura que nos reprime, nos censura, funcionando como freio de impulsividade. “Ou seja, é o oposto absoluto do Id.  
 Recebemos uma dose cavalar diariamente de conceitos do que é certo e errado, direta e indiretamente, e sem percebermos vamos absorvendo e abastecendo e “salvando em nosso HD”, subconsciente, esses conceitos, desde que não se deve jogar lixo nas ruas, até que não se deve ser político e corrupto.
Na fase de formação do caráter e personalidade, para os que tem isso, o cidadão bem criado e de boa formação, vivendo em condições de valores e padrões de comportamento considerados normais, deve respeitar e observar mais o EGO e o SUPEREGO que o ID, e não transgredir com o que eles reprovam, sem antes consultar alguém com mais experiência de vida e de boa formação, sim por que se for se aconselhar com um transgressor contumaz, pode piorar e dar inicio a sua deformação de personalidade, comportamental e desvio de conduta.
Imagina se aconselhar com um traficante, um usuário de drogas ou criminoso qualquer, a respeito de crimes e uso de drogas o conselho que irá ter. Ele vai te dizer, “nada, isso tudo é besteira, pode fumar sim, cheirar, roubar matar, trair, tudo isso ta na moda hoje”. 
 Costumamos comumente dizer só faço o que a minha consciência manda ou não faço nada que a minha consciência reprova, ou “quero estar sempre em paz com a minha consciência, ou ainda não faço nada que a minha consciência reprove na verdade essa dor na consciência nada mais é que a atuação, o alarme emitido pelo nosso EGO em consonância com tudo que ouvimos, acreditamos que é correto, dependendo da educação que recebemos, do contexto em que fomos criados, do que normal e banalmente convivemos, tomamos como princípios básicos, valores morais e sólidos, que inconscientemente armazenamos no nosso “HD” do subconsciente como corretos.
À medida que tomamos alguma atitude que vai de encontro, conflita com as informações “arquivadas” nesse “HD”, o subconsciente, e estão arquivadas a como corretas, a medida que transgredimos ao que lá está armazenado, nosso subconsciente, o EGO, reage, rejeita, dispara alerta e reprova, da sinal de que estamos prestes a cometer uma transgressão dos nossos valores morais.
Quando você for tomar alguma atitude em sua vida que sua consciência, ego e o superego reprovem, pense bem e avalie antes de efetivá-la, na verdade o que chamamos de “a consciência reprova” é a ação do Ego e superego. 
 Quando você teima em fazer, posteriormente fica mal intimamente, e é duro lidar com esse sentimento, é o que chamamos normalmente de “consciência pesada” o superego atuando, te acusando. Mas se você resolve transgredir, fazer mesmo sabendo que está errado, é um perigo, por exemplo depois de fumar o terceiro cigarro de maconha, cometer o terceiro crime, o seu EGO já não tem mais aquela pujança, aquela força para repreende-lo para acusá-lo, e em determinado momento ele não acusa mais e não reprova mais, passa a aceitar como correto.
A sua insistência em transgredir reiteradas vezes, manda um aviso para o EGO e Superego de que aquele seu ato não é criminoso nem errado, e eles não reagem mais e o seu ato criminoso ou errado passa a ser recebido pelo cérebro, Ego, como uma coisa banal. É quando você passa a pratica atos criminosos sem remorsos, ou dor na consciência, e ela não te reprova mais a partir do terceiro crime, do terceiro homicídio, do terceiro estupro.
É ai que o ser humano entra no processo de banalidade de suas ações, e imaginem que nasce vive e cresce se imiscuindo com o crime dentro de uma favela por exemplo, achando aquilo tudo muito normal é a banalização do errado do criminoso.
E é por isso que temos noticias de pessoas com graves desvio de conduta como os membros do tráfico de drogas e armas, os “soldados” do tráfico armados nos morros, sobretudo no Rio onde a população local convive “numa boa” com aquele estado de coisa sem se alarmar mais como quem chega de fora pela primeira vez. Para nós, uma anomalia, para eles tudo muito normal e banal. Desse processo de renitência, surge os Zé Picadinhos da vida, os Maníacos do Parque, e outros.
No inicio de suas carreiras de crimes, todo criminoso tem “dor na consciência” eles foram reprovados e sofreram com o inicio de suas ações criminosas, foram reprovados, mas insistiram e reincidiram em suas ações criminosas, até que seus Ego e Superego passaram as aceita-las como corretas e não emitir mais alerta de errado.
É bem parecido quando se escreve uma palavra errada num texto no word, e ele sublinha com um traço vermelho, avisando de que a palavra esta errada ou não consta do seu dicionário, se você da um clique com o botão da direta do mouse e depois em “adicionar ao dicionário”, pronto, mesmo que ela esteja errada, nunca mais ela fará o alerta de que essa palavra é uma palavra errada, ele arquivou em sua memória como correta, e a própria palavra word, é exemplo disso, por ser estrangeira e não reconhecida pelo dicionário português como correta.
 Assim é o cérebro humano, se sua consciência pesa, o acusa de que está fazendo algo errado e você insiste em fazer três, quatro vezes, perceba que nunca mais vai sentir remorso, dor na consciência, sensação de reprovação e vai deixar de sentir o desconforto de quando praticou aquele ato pela primeira vez. Em certos casos vai sentir até uma certa sensação de prazer intenso, e isso se aplica em mentir, roubar, furtar, usar drogas e trair, em fim você passa a ter desvio de caráter, conduta, personalidade, e não percebe, na maioria dos casos, que está caindo no descrédito e sendo discriminado pelos amigos, sendo mal falado, é a sua desmoralização pessoal.
 E acredite, esse é um caminho sem volta, difícil se ser revertido, e você com certeza conhece entre as pessoas do seu convívio e relacionamento, pelo menos um caso de exemplos desses desvio de personalidade, de pessoas por desvio de conduta, são descriminadas e perderam a moral, a credibilidade e são evitadas no circulo de relacionamento pelas outras, algumas por não terem nenhum compromisso com o que diz ou promete, os mentirosos, cuja palavra não vale nada, em cada cinco palavras que profere quatro são mentiras, os criminosos em comum, as mulheres que traem seus maridos, e outros e outros grupos de criminosos, que só são aceitos no próprio grupo de iguais ou pelos simpatizantes e bajuladores. 
Essas pessoas já se enfronharam por um caminho sem volta, e no caso do mentiroso por exemplo, ele é doente e mente sem a mínima necessidade, as vezes só para se vangloriar ou em proveito próprio, e estão num processo de descontrole de seu estágio de doença. 
 No meio policial, nas favelas e em alguns lugares, temos noticias dos grupos de extermínio, os chamados justiceiros, pessoas que sabe-se matam por vicio mesmo, por qualquer motivo, doença, de alta-periculosidade, desprovidas de qualquer tipo de remorso, mesmo quando matam a pessoa errada, ele só tem um sentimento, “tenho que procurar o cara certo para matar, matei o cara errado”.
 Se fosse seu primeiro crime, ele ficaria com tamanha “dor na consciência”, um remorso tão grande, que nunca mais voltaria a cometer um homicídio, mas como aquilo para ele ficou banal, com certeza só vai “reparar seu erro” da sua forma, procurar a pessoa certa para matá-la.
Portanto pense bem antes de fazer a coisa errada, seu cérebro pode tomá-la como certa e você não vai mais achar que está errado e é ai que reside o perigo, e por isso que a maioria dos criminosos, mesmo depois de sofrer o diabo na cadeia, volta a delinqüir e são irrecuperáveis e algumas frases e pensamentos retratam bem isso: 
“Se a tua consciência reprime, não faças, se teimares em fazer, ela te condenará” ou
“Garrafa que levou querosene, nunca mais perde o cheiro” ou ainda
“Não se tem noticia da recuperação total de ex-prostituta, ex-gay, ex-ladrão e ex- gordo, no fim todos tem uma recaída”


06/04/2012 - Materno Infantil:  Revisão de matéria: 

1. Leiam coma tenção:

Sthefany, 19 anos, procura sua unidade de saúde para orientações referentes a cuidados gerais, pois, iniciou atividade sexual e não tem liberdade para falar a respeito disso com sua mãe. Gostaria de saber, principalmente, que tipo de metodo contraceptivo deveria adotar, quais exames que deveria fazer, pois vem apresentando dor ao urinar, "corrimento" branco e muito ardor durante o ato sexual.
A. Elabore um plano de orientação para esta adolescente.
B. Como voce poderia incentivar a prática do sexo seguro ? Exemplifique.
C. Quais suas orientaçoes voltadas para os sinais e sintomas apresentados?


2.  Após suas orientações, Sthefany desaparece da unidade de saúde por varios meses, mas, em um belo dia, voce estava na sala de pré consulta, quando reconhece Sthefany, que ao vê-la,  dirige-se  a sua mesa e começa a relatar: " Ando muito nervosa, meus seios aumentaram, sinto muito sono, vou muitas vezes ao banheiro, sinto nauseas e vomito ao escovar os dentes pela manhã. Minhas amigas dizem que posso estar grávida, pois minha menstruação não vem há 2 meses. Me ajude!.

Frente a essa situação:
A. Como voce agiria?
B. Faça um plano de cuidados para essa adolescente, para aliviar os sinais e  sintomas apresentados.
C. Faça uma orientação, por escrito, convencendo-a fazer o Pré Natal.
D. Os sinais e sintomas apresentados podem ser classificados como de probabilidade, de presunção ou de certeza de gravidez?


Responda :

3.  Onde ocorre a fecundação ?
4. O que é necessário para que ela ocorra?
5.  Quais fatores podem desencadear problemas na gestação ? 
7.  O que é  Aborto ? Quais os tipos de aborto ? 
8. Como a enfermagem deve agir na presençã de sangramento vaginal em mulher com suspeita de gestação?


9.  Após algumas semanas, Sthefany retorna a sua unidade e chorando, lhe relata que esta desesperada, pois seus pais desconfiam de sua gravidez e ouviu em conversa deles que iriam á unidade de saúde para saber a verdade. Além disso, tem apresentado pequenos sangramentos vaginais e tonturas ao levantar-se da cama, e esta emagrecendo. Pede sua ajuda.  Como voce pode ajudá-la? 

10. Sthefany, agora mais tranquila, traz uma colega sua, gravida de +/- 6 meses, e ainda sem fazer pré-natal, para que voce converse com ela, pois tambem está preocupada, esconde a gestação dos pais, aperta a barriga com faixas para que estes não percebam que está engordando, apesar de não comer quase nada. Tem medo de estar prejudicando o bebe. Ela sabe que menstruou em pela última vez em 7 novembro de 2011 (DUM).
A.  Qual seria a data provável do parto ?
B.  Oriente-a quanto a proteção natural do bebe.
C.  Quais os exames que ela deverá fazer ?
D.  Como voce vai orienta-la quanto a coleta do exame de urina e de fezes?
11.  Nesta fase de gestação, quais as complicações mais comuns? Como atentar para a instalação destas?







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25/03/2012 -   GESTAÇAO : desenvolvimento fetal semana a semana 


 



Vejam os videos em ::

Video - gravidez-por-dentro: 1-a-9-semanas


Video - gravidez-por-dentro :15-a-20-semanas

Video - gravidez-por-dentro : 21-a-27-semanas


Video - gravidez-por-dentro : 28-a-37-semanas


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27/02/2012

Estágios e papelada -
deverão ser entregues no dia 1° de Março,  em pasta preta, com plásticos para fechamento de estágio, na seguinte sequencia :

-  Folhas de Frequência 

  1. Identificadas com nome completo do aluno
  2. com contagem de horas por local de estágio ou por supervisor 
  3.  assinadas e carimbadas
-  Folha de avaliação ( do supervisor ) com nome do aluno

-  Relatório  das instituições : 

Ex : Santa Casa - 
Trata-se de instituição filantrópica, caracterizada como hospital geral de médio porte ( porte 2), aberto, estrutura horizontal (monobloco).
Realizado estágio na :
  1.  Clinica Médica onde atuamos no cuidado geral ao paciente clinico, em diferentes situações, inclusive em estado grave;
  2. Clínica Cirúrgica : onde  prestamos cuidados ao paciente no pré-operatório e no pós operatório (mediato, imediato e tardio), nas diferentes especialidades - cirurgia geral, ortopedia,  urologia, ...
  3. Clinica Pediátrica : atendimento a criança (1 mês a 11 anos,11meses e 29 dias) em situações clinicas e cirúrgicas, em diferentes situações de gravidade
  4. UTI: atendimento  ao paciente grave com quadro clinico instável, em PCR, em estado de choque, em coma; ..
Recanto do Idoso :

Instituição caracterizada como ILPI ( Instituição de Longa Permanência para Idosos), onde atuamos no atendimento integral ao paciente com dependência total e/ou parcial para suas atividades cotidianas.



**Atividades executadas : ( escrever as que você realizou)
Anamnese
Exame fisico
Banho de leito/aspersão com auxilio
Higiene oral
Higiene intima
Aferição de sinais vitais
Verificação de Glicemia Capilar
Administração de medicamentos e dietas (Oral/SNG/SNE)
Punção venosa / arterial
Controle de gotejamento de soroterapia
Passagem de sondas ( vesical-demora/alivio; SNG/SNE)
Cuidados ao paciente em soroterapia, com dieta por SNG/SNE
Cuidados ao paciente acamado
Mobilização no leito 
Curativos ( escaras, cirúrgicos, contaminados, infectados, cateter central,)
Cuidados com drenos ( cirurgicos, toracicos..)
Aplicação de enemas ( Lavagem intestinal, fleet-enema)
Instalação de oxigenoterapia e nebulização
Orientação quanto a cuidados gerais e especificos de acordo com a patologia ou estado clinico
Coleta de material para exames laboratoriais
Aspiração traqueal e de traqueostomia,
Auxilio / atuação em PCR
Controle de parametros de Bomba de Infusão, monitor cardiaco, oximetro digital, respiradores, Pressão não invasiva, PAM
Balanço Hidrico

Anotação e enfermagem


** O que o estágio contribuiu para seu aprendizado ( coloque os que voce achar que enquadram-se no seu aprendizado)
 
Com os estágios foi possivel unir a teoria com a pratica efetiva, desenvolvendo saberes adquiridos em sala de aula como :

Identifiquei e analisei as diferentes estruturas e funcionamento dos diferentes sistemas do organismo;
Caracterizei eliminações normais e alterações destas;
Relacionei as principais doenças dos diferentes sistemas;
Identifiquei estados de consciencia, hidratação/desidratação, desnutrição,...)
Apliquei escala de glasgow na avaliação ao paciente inconsciente
Identifiquei diferentes tipos de respiração, frequencia de pulso, pressão arterial
Identifiquei os diferentes posicionamentos do paciente;
Classifiquei as doenças de acordo com sua fisiopatologia;
Identifiquei os principais sinais e sintomas de diferentes situações clinicas;
Prestei orientações aso diferentes pacientes;
Prestei cuidados de enfermagem através de medidas de conforto, apoio, orientações; administração de medicamentos, curativos, cuidados com drenos;
Prestei cuidados específicos ao paciente em oxigenoterapia;
Administrei medicamentos de acordo com prescrição médica, reconhecendo possíveis efeitos colaterais;
Realizei sondagens ... e testes de posicionamento destas;
Administrei dietas por SNG/SNE;
Prestei cuidados ao paciente com gesso/imobilizações;
Observei reações dos pacientes durante procedimentos;
Preparei material de acordo com o procedimento a ser realizado
Segui tecnica de manipulação ao material esteril;
Utilizei EPIs e EPC
Identifiquei sinais precoces de inflamação/infecção;
Cudad a pacente nstável, em estad de chque, PCR 
Prepar d crp ap´s a mrte
Fiz registro de enfermagem em prontuário de acordo com padrão de anotação cefalo-caudal
...



 20/02/2012

Saiba tudo sobre a mononucleose e descubra por que ela é chamada de doença do beijo.

A mononucleose infecciosa é uma doença contagiosa, causada por um vírus da família do herpes (leia: DST - HERPES LABIAL E GENITAL ) chamado de vírus Epstein-Barr (EBV) e transmitida através da saliva. É mais comum em adolescentes e adultos jovens e se caracteriza pela tríade clínica de febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.

Transmissão da mononucleose infecciosa

O vírus Epstein-Barr é transmitido de humano para humano através da saliva. Por esse motivo ganhou a alcunha de "doença do beijo". Além do beijo, pode-se contrair mononucleose através da tosse, espirro e objetos como copos e talheres. Apesar de se transmitir de modo semelhante à gripe, o Epstein-Barr é um vírus menos contagioso, o que faz com que seja possível haver contato com pessoas infectadas e não se infectar.

Um indivíduo infectado pelo EBV pode manter-se com o vírus na sua orofaringe por até 18 meses após a resolução dos sintomas, podendo contaminar pessoas que com quem mantenha algum contato íntimo, principalmente se prolongado. Em 2004 um trabalho demostrou que a maioria dos pacientes ainda tinha o vírus na sua orofaringe mesmo 8 meses após o fim dos sintomas.

Mononucleose - doença do beijoNa verdade, a maioria das pessoas que desenvolvem mononucleose não se recorda de ter tido contato com alguém doente, e a própria pessoa que transmite o vírus sequer imagina que ainda possa transmiti-lo.

Não é de se estranhar, portanto, que apesar da baixa infectividade, em alguns países mais de 90% da população adulta apresente sorologias positivas para EBV.

Na maioria dos casos, os pacientes têm contato com o vírus da mononucleose pela primeira vez ainda durante a infância.

Sintomas da mononucleose

Quando adquirida na infância, a mononucleose costuma passar despercebida. Menos de 10% das crianças infectadas apresentam sintomas. Essa incidência começa a subir com o passar dos anos, atingindo seu ápice entre os 15 e 24 anos. Esta é a faixa etária que mais costuma apresentar infecção sintomática. A mononucleose é rara após o 40 anos, uma vez que virtualmente todos neste grupo já terão sido expostos ao vírus em algum momento da vida.

Nas pessoas que desenvolvem sintomas, o período de incubação, ou seja, desde o contato até o aparecimento da doença, é em média de 4 a 8 semanas.

O quadro clínico típico envolve febre, cansaço, dor de garganta e aumento dos linfonodos do pescoço (ínguas). É um quadro muito semelhante as faringites comuns causadas por outros vírus e bactérias (leia: DOR DE GARGANTA - FARINGITE E AMIGDALITE). Outros sintomas inespecíficos como dor de cabeça, dores musculares, tosse e náuseas também são comuns.

Na mononucleose a fadiga costuma ser intensa e persiste por semanas após a resolução do quadro. O aumento dos linfonodos também é um pouco diferente da faringite comum, acometendo preferencialmente as cadeias posteriores do pescoço e frequentemente se espalhando pelo resto do corpo. Uma dica para o diagnóstico diferencial entre as faringites bacterianas e a mononucleose é o aparecimento de uma rash (manchas vermelhas) pelo corpo após o início de antibióticos, principalmente amoxacilina.


Mononucleose - rash
Rash
Outro sinal característico da mononucleose é o aumento do baço, chamado de esplenomegalia. Quando este ocorre, é necessário manter repouso, devido ao risco de ruptura do mesmo. A ruptura esplênica (ruptura do baço) é rara, mas quando acontece leva a risco de morte devido ao intenso sangramento que se sucede. O baço aumenta tanto de tamanho que pode ser palpável abaixo do gradil costal esquerdo.

Mononucleose - esplenomegalia
Esplenomegalia
O acometimento do fígado não é incomum, podendo levar a um quadro de hepatite com icterícia e aumento do fígado em até 20% dos casos. (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES e ICTERÍCIA NO ADULTO E ICTERÍCIA NEONATAL). Outras complicações descritas, porém, menos comuns, são a síndrome de Guillain-Barré (leia: O QUE É A SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ ?) e a paralisia facial (leia: PARALISIA FACIAL | PARALISIA DE BELL | Causas e Tratamento).

Um fato que causa confusão, inclusive entre médicos, é a diferença entre a doença mononucleose infecciosa e a síndrome de mononucleose. O primeiro é causado pelo Epstein-barr vírus e é o alvo de discussão deste texto. O segundo engloba todos os agentes etiológicos que podem cursar com dor de garganta, aumento de linfonodos, febre e aumento do baço. Entre eles destacam-se o HIV, citomegalovírus, linfomas e toxoplasmose. Portanto, ter mononucleose infecciosa é diferente de ter uma síndrome de mononucleose.

Diagnóstico da mononucleose

O diagnóstico é feito através do quadro clínico e confirmado por análises de sangue.

No hemograma da mononucleose um achado típico é o aumento do número de leucócitos (leucocitose), causado pela maior produção de linfócitos (linfocitose). Na faringite bacteriana, são os neutrófilos que encontram-se elevados (leia: HEMOGRAMA - Entenda os seus resultados.).

Quando o fígado é acometido, pode haver elevação da TGO e TGP (leia: O QUE SIGNIFICAM AST (TGO), ALT (TGP) E GAMA GT?).

O diagnóstico definitivo, porém, é feito através da sorologia, com a pesquisa de anticorpos. O mais comum e simples é um exame chamado monoteste.

Tratamento da mononucleose

O tratamento baseia-se em sintomáticos e repouso. Não há droga específica para o vírus e o quadro costuma se resolver espontaneamente em 2 semanas.

Devido ao risco de ruptura do baço, recomenda-se evitar exercícios por pelo menos 4 semanas.

Durante muitos anos se associou a mononucleose com a síndrome da fadiga crônica (leia: SÍNDROME DA FADIGA CRÔNICA). Porém, hoje sabe-se que a fadiga da mononucleose é diferente. O cansaço prolongado que pode ocorrer normalmente não vem associado com os outros sintomas da síndrome e normalmente ocorre por reativações mais fracas do vírus.




05/02/2012

Texto: Sinais de Pontuação.

Pontos de Vista 
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.

Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.


AGORA TESTE NESTE EXERCÍCIO :  O Mistério da Herança

Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então, papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim:

'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.'
Morreu, antes de fazer a pontuação.

A quem deixava ele a fortuna?

Resposta:

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito :
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Então, chegaram os pobres da cidade. Espertos, fizeram esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais ! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

****   ***   ****


05/12/2011 : Vamos estudar ???

Caso 3. Mulher jovem, estava trabalhando, foi pegar um café e caiu assim que levantou. Bateu a cabeça na mesa e logo após seus colegas notaram que sangrava. Levaram-na ao PAM onde vc estava de plantão, ela continuava com sangramento e referindo dor na cabeça e mal estar geral.
Caso 4 : Mulher fazendo compras em supermercado, passa mal e cai falando com dificuldade que não consegue mexer a perna esquerda e o braço esquerdo desde o momento da queda. Está muito nervosa e com medo de não conseguir andar novamente ou voltar a trabalhar. Refere que não costuma fazer consulta médicas pois nunca fica doente, exceto por alguns episódios de dor de cabeça e resfriados.

Responda para os dois casos:

1. O que pode ter ocorrido que ocasionou a queda. Justifique.
2. Provavel diagnóstico.
3. Sua atuação como técnico em enfermagem, o que fará ao recebê-lo.
4. O que deverá observar e relatar até a chegada do plantonista médico.
5.  Que exames poderão ser solicitados.
6. Na liberação deste paciente, o que vc deverá orientar.


Obs : Inclua aqui o que vc acrescentaria no planejamento dos cuidados e observações ao saber que a paciente do caso 1 é nefropata (informado por familiar horas após o primeiro atendimento).




  ****  **  ****




Estudo de caso 1: Homem, 48 anos, procura sua unidade de atendimento as 02 h referindo ter acordado devido a uma dor insuportável no peito, que caminhava para o braço e pescoço, estava também suando muito. Esperou um pouco mas a dor não melhorou com nada que tomou (vários analgésicos). Nunca teve este tipo de dor antes e ficou muito preocupado. Ainda está referindo a dor e suando demais. ( Obs: o plantonista está atendendo uma parada na enfermaria, distante de seu posto).


Proposta de Resposta
Caso  1:  
1.  Quais suas ações imediatas, como técnico em enfermagem, neste atendimento ??
     Colocar paciente em repouso, em local tranquilo com pouca luz e sem barulho,
     Desapertar roupas
     Aferir sinais vitais
     Tranquilizar o paciente e acompanhante
     Orientar jejum
     Instalar oxigenio em cateter (1 a 3 litros/min)
     Comunicar enfermeiro ou médico plantonista
     Permanecer ao lado do paciente em sala de urgencia 

2.  Não estando o médico na unidade, o que vc , como técnico em enfermagem, pode fazer para ajudar o paciente e adiantar o atendimento?
     Eletrocardiograma (ECG)
     Conferir carro de emergencia
     Instalar monitorização cardiaca e de saturação de oxigenio
     Puncionar veia periférica, colher sangue para exames ( 1 tubo seco e um com anticoagulante).
     Manter acesso venoso ( Soro Fisologico lento)

3.  Quais exames poderão ser solicitados?
      ECG, Rx Torax, Enzimas cardiacas ( CKMB, Troponina)

4.Qual o provável diagnóstico?
   Angina ( dor passa com o repouso, piora com o esforço fisico)
5.Ao receber alta, quais as orientações que este paciente deverá receber?
   Alterar habitos alimentares ( diminuir gorduras, café, sal...)
   Fracionar refeições
   Diminuir/parar de fumar/alcool
   Praticar atividade fisica com orientação de profissional ou de forma a não provocar dor
   Evitar stress
   Consulta médica periódica/exames de rotina
   Medicação de acordo com prescrição

6.Transcreva para termos técnicos as expressões sublinhadas.
   Veja dicionário de termos técnicos 


Caso 2.  Criança de 5 anos, trazida ao seu PS por apresentar-se pálida, com coração muito acelerado, cor azulada em boca, mãos e pés, falando estranhamente e com muito sono, custando ficar acordada. Ao respirar apresenta ruídos estranhos tipo chieira. Mãe refere que em certas épocas do ano tem apresentado estes sintomas, mas que melhorava rápido e não ficava tão mal. Não tem febre.

Quais suas ações imediatas, como técnico em enfermagem, neste atendimento ??
     Colocar paciente em repouso, com cabeceira elevada (45º), em local tranquilo e arejado,
     Desapertar roupas
     Avaliar cavidade oral ( obstruções, secreçoes..)
     Avaliar coloração da pele
    Tranquilizar o paciente e acompanhante
     Aferir sinais vitais
      Orientar pausa alimentar
     Instalar oxigenio em cateter (1 a 3 litros/min)  ou mascara
     Comunicar enfermeiro ou médico plantonista
     Permanecer ao lado do paciente 

2.  Não estando o médico na unidade, o que vc , como técnico em enfermagem, pode fazer para ajudar o paciente e adiantar o atendimento?
     Oximetria
    
3.  Quais exames poderão ser solicitados?
      Rx Torax, Hemograma

4.Qual o provável diagnóstico?
Asma : cianose, sibilos, e relato da mãe: que em certas épocas do ano tem apresentado estes sintomas, mas que melhorava rápido e não ficava tão mal
5.Ao receber alta, quais as orientações que este paciente deverá receber?
   Orientar qto a condiçoes de moradia ( arejada, varredura úmida, colocar roupas de cama ao sol, presença de flores dentro da casa...)
   Consulta médica periódica/exames de rotina
   Medicação de acordo com prescrição
   Prevenção de infecções respiratórias
   Pratica de exercicios respiratórios

6.Transcreva para termos técnicos as expressões sublinhadas.
   Veja dicionário de termos técnicos 

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04/12/2011 -  Treine termos técnicos:  melena, hemiplegia, bradipneia, apneia, arritmia, algia, poliúria, polaciúria, inconsciência, torpor, prostração, 

Termos Técnicos

segunda-feira, 14 de novembro de 2011


Acolia, são fezes brancas ou muito claras que se devem a uma ausência de estercobilina. A estercobilina é um derivado da bilirrubina direta

Amnésia, é a perda de memória, parcial ou completa.

Anasarca, é um sintoma caracterizado por um inchaço distribuído pela pele de todo corpo devido ao derrame de fluido no espaço extracelular.

Anúria, é a diminuição e a ausência da produção de urina inferior a 400 ml/dia em adultos

Colúria, é um termo para descrever uma urina escura, com cor parecida com Coca-Cola

Disartria, é um distúrbio neurológico caracterizado pela incapacidade de articular as palavras de maneira correta

Dislalia, é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras.

Dispnéia, é o termo usado para designar a sensação de dificuldade respiratória

Edema, efere-se a um acúmulo anormal de líquido no compartimento extra- celular intersticial ou nas cavidades corporais devido ao aumento da  pressão pressão hidrostática, diminuição da pressão coloidosmótica, aumento da permeabilidade vascular(inflamações) e diminuição da drenagem linfática

Emese, Ato de vomitar

Epistaxe, é definida como o sangramento proveniente da mucosa nasal

Hemoptise é uma quantidade variável de sangue que passa pela glote oriunda das vias aéreas e dos pulmões. A presença de sangue no escarro.

Hiperemese, quando as náuseas e vômitos são persistentes, frequentes ...

Hipertermia, é a temperatura corporal central acima de 40°C, relacionada à ineficiência dos mecanismos de dissipação do calor

Hipoacusia, consiste na diminuição da acuidade auditiva

Hipotermia, ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35°C)

Ictericia, é uma síndrome caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo

Menarca, a primeira menstruação da mulher, é o limite entre a infância e a vida adulta, o momento em que a menina começa a exercer seu ciclo .

Metrorragia, perda sanguínea vaginal, de origem corporal, fora do período menstrual

Oliguria, que é definida por um débito urinário <100 mL/24h.

Orquipexia, fixação do testículo

Orquite, ou orqueíte trata-se da inflamação do testículo (congestão testicular)

Ortopnéia, é a dificuldade respiratória (dispnéia) que ocorre quando a pessoa está deitada, fazendo com que a pessoa tenha que dormir elevada na cama

Paralisia, abolição completa, no que respeita à mobilidade voluntária, da capacidade de efetuar um movimento parcial ou total

Paraplegia, caracterizam-se pela perda parcial ou total dos movimentos das pernas (no caso da paraplegia) e das pernas e braços (no caso da tetraplegia).

Parestesia, refere-se às sensações cutâneas como formigamento, pressão, frio ou queimação nas mãos, braços, ou pés, mas que também pode ocorrer em outras partes do corpo. A parestesia, que acontece sem aviso, geralmente não apresenta dor e é descrita como formigamento, coceira ou pressão na pele.

Sialorréia, é a perda não intencional de saliva pela cavidade oral.

Taquipnéia, é o aumento do número de incursões respiratórias na unidade de tempo

Tetraplegia, ou quadriplegia é quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, superiores e inferiores, juntamente à musculatura do tronco

Verborreia, também conhecida como Diarréia Verbal, trata-se de uma das maiores epidemias da atualidade e consiste no ato de expelir palavras

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Atendimento ao Paciente Grave  - Traumas Neurológicos
Figura 1 : Identifiquem os lobos e o cerebelo:
Na Figura  2, responda abaixo: 
a.        Identifiquem na figura: as Meninges
b.      Nomeiem o liquido que protege a medula e as estruturas cerebrais : ____________________
Identifiquem em  que espaço destas ele é encontrado:  ______________
Figura 3 : Identifique as estruturas que compõe o Encéfalo de acordo com a numeração.
Leia o texto : “O risco do Porre” em (http://www.pypbr.com/almanaque/almanaque.asp?u_action=display&u_log=287) e relacione os efeitos do álcool apresentados a estrutura atingida.
Questão 4: Como podem  ser as fraturas cranianas? Caracterize-as.
Questão 5 : Liste as lesões cerebrais  relatando o que deve ser observado quanto a sinais e sintomas.
Questão 6 : Escala de Glasgow :  Em que momento  é usada?  O que avalia?  Quais os parâmetros a serem avaliados e pontuados?
Questão 7: O que avaliamos no método AVPU ? Quando é utilizada e o que deve complementar esta avaliação?
Questão 8: Como ocorre ( nos traumas) a Hipertensão Craniana? Quais os cuidados de enfermagem durante seu controle? Descreva-os.
Questão 9 : Estudo de caso : Em puericultura, a enfermagem faz uma importante medida referente a perímetro cefálico. Observe o gráfico de medidas abaixo e responda:  O que estas medidas nos indicam? O que devemos orientar a mãe quanto a sinais e sintomas possíveis depois se diagnosticada a _________________________ ?
Questão 10.  Preparem-se... vamos discutir :Trauma Raquimedular.  Anotem pontos importante para levantarmos em seminário referentes a :
a)      tipos de trauma,
b)       lesões:  permanente e temporárias,
c)        cuidados de enfermagem.
Lembrem-se do que vivenciaram nos estágios com pacientes com  este diagnósticos.
Pontos importante:
·         Aspecto  psicológico /emocional
·         Caracteristicas físicas – cuidados a serem feitos e/ou  orientados
·         Alimentação e eliminações

Exercicios Revisão: Paciente Grave

segunda-feira, 17 de outubro de 2011



Estudo de caso

1, Você, técnico em enfermagem de equipe de APH, foi enviado para atendimento de ocorrência de “falta de ar” em criança. Chegando ao local, encontra mãe extremamente agitada, correndo de um lado para outro com criança cianótica em seus braços. Qual sua atuação (em ordem de prioridade) ?

2. Ao chegar para atendimento (APH, em veiculo de suporte tipo D), a acidente com múltiplas vitimas devido a engavetamento de automóveis e motocicletas em momento de muita chuva (que continua) você se depara com a seguinte situação :
  • Criança com sangramento abundante em couro cabeludo, sonolenta, no colo da mãe que grita por socorro pois está com objeto estranho (pedaço de lataria do carro) em sua barriga;
  • Homem caído, com sangue escorrendo de sua perna, que está fora de sua posição normal,porém não reclama nada;
  • Mulher jovem, sendo socorrida por transeuntes, pois apresentava crise de nervos, pois seu namorado está preso em um dos carros;
  • Gestante com muitas dores abdominais, dizendo que está perdendo liquido;

 Responda:
  1. Como será iniciado este atendimento de acordo com a equipe no local?
  2. Qual a ordem de atendimento as vitima?
  3. O que cabe a cada um dos integrantes da equipe ? Relate ações a serem feitas por ordem de prioridade, identificando o autor da ação.
  4. Como será seu relatório da ocorrência atendida?

  1. Na avaliação neurológica de um paciente, o que deve ser observado ? Como avaliar?

    4.  O que você percebe neste olhar?   Quais podem ser as causas? O que você, técnico em enfermagem   deve avaliar e anotar?



5.  Homem, com dificuldade respiratória após acidente automobilístico, apresenta o Rx  ao lado. Quais suas providencias,como técnico em enfermagem de urgência para atendimento a este paciente?


  1. 6.     Esta é uma figura de tórax com dreno. Quais os cuidados de enfermagem quanto ao uso deste no paciente acamado e quando deambulando?


 

 

 

Revisão- Estudo dirigido de APG (1)

domingo, 2 de outubro de 2011




Revisão de conteúdo:  Atendimento ao Paciente Grave (1)


 Existe diferença entre os conceitos primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar? 
Proposta de Resposta: Sim, existe. Primeiros Socorros : atendimento prestado a vitima no local do sinistro, do acidente, por qualquer individuo que se sina capaz de atende-lo. Atendimento pré hospitalar (APH) é o atendimento realizado no local do sinistro, por pessoal habilitado,  mediante solicitação á regulação.
 Quais profissionais (alem dos diretamente ligados a Saúde) podem atuar no APH?
Proposta de Resposta:  Além do pessoal médico, são treinados para atendimento pré-hospitalar a policia militar, o pessoal do corpo de bombeiros
Diferencie e exemplifique: Urgência / Emergência.
Proposta de Resposta : 
EMERGÊNCIA MÉDICA: quadro grave, clínico ou cirúrgico ou misto, de aparecimento ou agravamento súbito e imprevisto, causando risco de vida ou grande sofrimento ao paciente e necessitando de solução imediata, a fim de evitar mal irreversível ou morte.

URGÊNCIA MÉDICA: quadro grave, clínico ou cirúrgico ou misto, de aparecimento ou agravamento rápido, mas não necessariamente imprevisto e súbito, podendo causar risco de vida ou grande sofrimento para o paciente, necessitando de tratamento em curto prazo, a fim de evitar mal irreversível ou morte.
Ambos termos têm em comum serem quadros nosológicos graves, se não tratados, podem causar mal irreversível ou morte. Diferem: a emergência o aparecimento ou agravamento é súbito e imprevisto, necessitando de solução imediata - é um estado de agudeza; a urgência o aparecimento é rápido, mas não é súbito e imprevisto e a solução pode ser em curto prazo - é um estado de semi-agudeza.
         Por exemplo: paciente poliftraumatizado as imobilizações, tamponamento de hemorragias e transfusões de sangue são emergências; cirurgias corretoras das fraturas podem ser feitas posteriormente, em curto prazo, a fim de deixar o paciente mais preparado fisicamente, sendo por isso apenas urgências.
A importância da distinção entre estes dois conceitos está na necessidade de termos bases definidas para estabelecermos as prioridades nos atendimentos nas constantes situações críticas em prontos-socorros. Essa distinção é importante para se estabelecer a diferença entre "plantão" e "sobreaviso". O estabelecimento que estiver sujeito a receber casos de "emergência" terá que ter equipe de plantão. Os outros, pode ter a equipe de "sobreaviso" em casa. Em alguns casos, pode não ser uma equipe, apenas um ou alguns especialistas.


Quais características (perfil) dos profissionais de atendimentos de urgência e emergência?
Proposta de Resposta para o Perfil do profissional de APH :
  Calmo, auto controlado, organizado, compreensivo, paciente e determinado, deve também possuir capacidade de improvisação, deliberação e decisão de modo a agir da melhor maneira possível e ter consciência das suas limitações evitando piorar o estado da vítima, ser discreto, ético, ter conhecimento técnico.

Quais os componentes da equipe de APH? E suas atribuições? 
Proposta de Resposta:  Equipe da central de regulação  ;  Médicos reguladores; técnicos auxilares de regulação médica, controladores de frota e radioperadores;Unidades de tratamento intensivo movel (UTIM) : Médico, enfermeiro, motorista(socorrista);Equipe do helicoptero de suporte avançado: Médico, enfermeiro e piloto;Equipes das unidades móveis de suporte básico: Técnico de enfermagem e motorista-socorrista. 
Os integrantes das equipes de APH atuam em conjunto, como ficam os papeis nesta equipe num atendimento? Exemplifique.
Proposta de Resposta: Após a saida, por ordem da regulação, o atendimento á vitima é feito em conjunto, geralmente sob comando do médico ou da enfermagem caso o atendimento não conte com médico, porém, as tarefas são realizadas por todos da equipe de forma  a atender as necessidades do momento, ficando as especificas ( invasivas e maiis complexas) para o médico e as especificas de enfermagem para esta. O motorista tambem atua no atendimento.

O que define qual  equipe e qual veiculo sairá da base para um atendimento?
Proposta de Resposta:     A equipe de regulação

Como o serviço de APH é acionado?  
Proposta de Resposta:Por chamado telefonico de individuos comuns, policiais, bombeiros, hospitais, instituições de saúde.

O que o APH deve garantir ao paciente atendido? 
Proposta de Resposta:   Realizar o atendimento médico pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas como em situações clínicas, prestando os cuidados médicos de urgência apropriados ao estado de saúde do cidadão de forma rápida e eficiente, que mantenha a vida, ou melhore seu prognostico e quando se fizer necessário, transportá-lo com segurança e com o acompanhamento de profissionais do sistema até o ambulatório ou hospital.

Avalie o caso 1: Acionado o APH  para atendimento a uma paciente com trauma em MID e desmaio. Ao chegar ao local, a equipe encontra grande movimento de curiosos no local, pois tentavam chegar a mulher desmaiada, sem sucesso, devido ao estado agressivo do filho, munido de foice, que alegava que iria cortar a cabeça da mãe se alguém chegasse perto. Você (técnica de enfermagem) deve resolver a situação, pois o médico da equipe e a enfermeira estão atendendo a outra vitima com grandes lesões atingido pela arma do filho da paciente. Quais suas providencias?

Avalie o caso 2: Acionada a equipe de APH por terceiros, você chega ao local de atendimento com o motorista, e encontra criança vitima de atropelamento pelo carro da família, com lesão sangrante em crânio sendo feita compressão pela mãe, porém, os pais estão discutindo sobre culpa e complicações legais, visto que são separados, e estes, não autorizam a remoção ou atendimento da criança pela equipe, e referem que não chamaram atendimento. Neste momento a criança apresenta uma crise convulsiva e o pai coloca-se entre a criança e vocês. Qual sua atuação? Explique as decisões tomadas.

Avalie o caso 3: Acionada a equipe, você, o auxiliar de enfermagem  e o motorista chegam ao local e encontram homem jovem, deitado no chão, agitado, com lesão sangrante importante em couro cabeludo, gritando "não”, "não", "não" quando vocês chegam perto. Qual sua atuação? Justifique suas decisões e atuação.
Quais as prioridades a serem seguidas no APH?
Proposta de resposta:    A prioridade de atendimento no APH é avaliado de acordo com a gravidade do acidente, da ocorrencia.  Segue-se a analise da cena, a avaliação do estado geral de vitima(s) e, acordo com a gravidade dos individuos,  o risco de morte/vida, (emergencia/urgencia)  é feito o atendimento dos mais graves aos com menor risco.

O que são: avaliação primaria e secundária?

Proposta de resposta: avaliação primária da vítima :  prioridade aos casos mais graves, como: hemorragia abundante, inconsciência, parada cárdio-respiratória, choque e envenenamento.
Avaliação secundária :  Somente após completar todos os passos da avaliação primária é que se parte para a secundária, onde deve-se fazer a inspeção da cabeça aos pés, de forma a observar a presença de alterações: estado de choque, fraturas, objetos encravados, deslocamento de articulações, etc

.

Todo atendimento feito deve ser seguido, como em todas as ações de enfermagem, de relatório. O que deve constar desse relatório de APH?

Proposta de resposta:  Identificação da vitima, tipo de ocorrencia, tipo de lesões encontradas, procedimentos efetuados, hospital para onde foi encaminhada a vitima ou outro destino/providencia, observações que a equipe julgar importante.

O APH, por lidar com situações inesperadas,  está sujeito a processos legais, onde  de acordo com as ações da equipe podem ser muitas vezes interpretadas como imprudentes, negligentes, omissas ou ainda realizadas com imperícia. Defina estes termos, exemplificando-os.

Omissão de socorro: Crime consistente em deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o auxílio da autoridade pública. 

Impericia: ( sinonios :  Falta de habilidade, experiência ou destreza; incompetência) : falta de observação das normas técnicas, por despreparo prático ou por insuficiência de conhecimentos. A imperícia se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica.

Imprudencia :    É a atitude precipitada do agente, que age com afoiteza, sem cautelas, não usando de seus poderes inibidores, criação desnecessária de um perigo. Consiste na violação da regras de condutas ensinadas pela experiência. É o atuar sem precaução, precipitado, imponderado. Há sempre um comportamento positivo. Uma característica fundamental da imprudência é que nela a culpa se desenvolve paralelamente à ação.

Negligencia: é o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência. É frequentemente utilizado como sinônimo dos termos "descuido", "incúria", "desleixo", "desmazelo" ou "preguiça". É a omissão aos deveres que as circunstâncias exigem.



Educação, perfil do profissional e mercado de trabalho

PALAVRAS FINAIS

Que bons ventos te tragam sempre...
e que bons ventos te levem...

mais leve, feliz,

tranquilo e

em paz!

Grande abraço!

Ana Eugênia


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